quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Funções do Filtro e Manuseio dos Registros


Tratamento Físico 
Vamos agora falar a respeito de um processo fundamental para sua piscina, a filtragem da água.
O sistema de filtração limpa a água através da areia que está dentro do filtro, retendo partículas de sujeira como cabelos, folhas, restos de protetor solar, algas e outras impurezas que reduzem a ação dos produtos químicos.
Mantenha o filtro em perfeita ordem e assegure-se que ele fique ligado o tempo suficiente para filtrar toda a água da piscina. Consulte o fabricante do filtro para saber o tempo exato que ele deve ser mantido ligado. Esse período pode variar de 6 a 12 horas, que é o tempo necessário para passar todo o volume de água da piscina pelo sistema de filtração. Vale à pena lembrar que o consumo de energia elétrica do sistema equivale a cerca de cinco por cento do consumo mensal de um domicílio. Para sua tranqüilidade, recomendamos o uso de um timer. Assim, você não precisará se preocupar em ligar e desligar o motor do filtro; o timer é um temporizador automático, em que a programação do motor do filtro é feita de acordo com a sua conveniência.
Não se esqueça de desligar o filtro toda vez que mudar a posição da válvula, e de utilizar somente areia adequada para filtros de piscina.
Para que o manuseio dos registros do sistema de circulação da piscina fique mais fácil, aconselhamos a identificação através da colocação de um adesivo ou placa que identifique os respectivos registros.
O filtro possui, geralmente, 6 funções: filtrar, retro lavar (ou lavar), pré-filtrar (ou enxaguar), recircular, drenar e fechar.
        OBS: Caso tenha alguma dúvida quanto à posição dos registros / válvulas seletoras aqui indicados, recomendo que entre em contato com o fabricante / revendedor autorizado do seu equipamento, pois existem vários modelos de filtro disponíveis no mercado atualmente.

2 comentários: